segunda-feira, 10 de junho de 2013

2º SEMINÁRIO SOBRE OS DIREITOS DOS ANIMAIS - UMA AULA DE COMO NÃO SER COVARDE.

A causa animal precisa de atenção, e de capacitar melhor seus soldados. Pensando nisso a Ong Vira-lata fez o 2º Seminário sobre os direitos dos animais. Uma bela oportunidade de aprender e de se preparar para o enfrentamento político, e judicial, tão necessário para a nossa causa. Essa capacitação enfrenta o descaso do poder público que tenta se esconder de suas obrigações. Muitas alegrias em um dia de aprendizado e festa no Gacemss 2 em Volta Redonda.

No último dia 08, a Ong Vira-Lata, realizou o 2º Seminário sobre o direito dos animais, no Gacemss 2, em Volta Redonda. A iniciativa é espetacular, capacitar para deixar as pessoas preparadas para a luta pela causa animal. Muitas pessoas pecam em suas lutas, e fazem menos do que poderiam, porque simplesmente carece de informações, conhecimento. Um evento deste nível e de graça, não é todo dia que se vê. Com a presença de Doutores, Professores, e de um Desembargador, além do Delegado Titular da Polícia Civil de Volta Redonda, o Seminário pautou nos direito dos animais, e tratou as leis como norte para o debate.

Fazendo desta maneira a Ong nos propôs uma reflexão diante do debate a cerca do enfrentamento político da causa. Tenho batido nesta tecla de maneira bem forte e criticado na mesma força aqueles que se abstêm de usar essa via.  Sabendo que o enfrentamento político se faz também com conhecimento jurídico, o Grupo Vira-Lata municiou a todos com armas suficientes para as pessoas saberem seus direitos e seus deveres, e como fazer a cobrança e no lugar certo.

Conheci a Ong Vira-Lata em 2011, através da minha amiga Mariana Ribeiro, e depois tive a oportunidade de conhecer Liz Guimarães, que de maneira incansável tocam uma luta, muitas vezes, contra pessoas que se acham invencíveis. Travam batalhas memoráveis contra o descaso do Poder Público, e claro, contra o próprio Poder Público. Com embasamento jurídico e muita força de vontade brigam pela causa animal, e ainda planejam como dividir esses conhecimentos com todos aqueles que também amam e se importam com a causa. Qualquer dia desses vou fazer aqui no blog uma compilação das vitórias do Vira-Lata.

Da esquerda para direita: Mariana Ribeiro, Vereador Pissula
eu e Liz Guimarães
O único político presente foi o Vereador Pissula de Barra Mansa. Além de estar lá, se comprometeu com a causa animal, e já se prepara cobrar do Poder Executivo de Barra Mansa a execução do Projeto de Lei que garante a castração gratuita na cidade. Outras leis também serão elaboradas, e a causa animal ganha mais um aliado. Com exceção de Pissula, mais nenhum político apareceu, apesar de todos os vereadores, tanto de Barra Mansa, quanto de Volta Redonda, terem sido convidados. A ausência do Poder Público de Volta Redonda não é uma novidade. Isso acontece enquanto o prefeito continua fingindo que as leis em defesa dos animais são inexistentes na cidade do aço.

Senti pessoalmente, a ausência de outras pessoas, que militam na causa animal, mas que preferem ficar na mendigação, se escondendo da necessidade de cobrança ante a inoperância das prefeituras e legisladores.

Programação do evento
Vou continuar acompanhando de perto cada detalhe da causa animal. Não sou apenas um militante, mas um apaixonado por animais. Acredito que a causa precisa de comprometimento, e fiquei muito feliz de ver isso no olhar do Vereador Pissula. Fiquei muito feliz de ver a plenária com pessoas comprometidas com aquilo que se estava ouvindo. Precisamos de mais atenção, ainda mais em momentos como o que vivemos, onde um chefe do executivo de uma cidade ganha destaque por matar animais, dando dinheiro em troca da carnificina. Precisamos de atenção, enquanto assassinos de animais não são julgados, e se beneficiam da morosidade das nossas leis.


Um parabéns aos patrocinadores do evento, que com sua marca, souberam aonde investir e bem. Um parabéns especial ao Grupo Vira-Lata, por sua luta, por suas vitórias, por sua incansável disposição, e pelo simples fato de não terem preço. Muito obrigado, e vamos continuar juntos, nesta luta que não tem fim.

Um comentário:

  1. Samuel, nos emociona muito seu reconhecimento em relação ao nosso trabalho. Por não termos abrigo e nem recolhermos animais, já ouvimos muitas vezes a pérola " Mas oque vcs fazem pelo animais ?"
    Vc tocou em pontos importantes no seu texto, como a omissão do poder público e a importância da capacitação para brigarmos pelos animais. Não adianta só amar os animais e compartilhar fotos de pedidos de socorro na internet e continuarmos cegos em relação ás responsabilidades de cada um. A sociedade precisa se empenhar em cobrar daqueles que são os responsáveis pelos animais: O poder público! Uma pena vc não ter ficado para as 3 últimas palestras, foram esclarecedoras em relação a estas obrigações. Realmente muitos não podem aceitar nosso convite para o evento, pois ouvir o que estes feras têm para informar, incomoda a muitos. Grande abraço, Liz Guimarães - Presidente Ong Vira-Lata.

    ResponderExcluir